sábado, 20 de março de 2010

O texto

O texto escrito é um artifício usado pelos tímidos ou por aqueles que não seriam ouvidos se falassem, ou ainda pelos tolos que mal sabem a grandiosidade e a importância de uma palavra quando falada; emitida sonoramente ou silenciosamente através de um olhar, de um sorriso ou mesmo de um gesto.

Textos são muitas vezes usados por aqueles que não têm coragem de dizer o que pensam na hora que desejam e, por isso, se escondem por trás das palavras não ditas que não possuem a expressividade da voz ou mesmo da face. Mas você deve estar se perguntando: “E as pontuações?! Exclamações, pontos, interrogações... elas de nada servem? E o uso das figuras de linguagem? Também não fazem parte dessa tentativa de expressão que há no texto, na linguagem escrita?

É meu caro leitor...

Um texto pode lhe provocar risadas, lhe fazer chorar, lhe trazer tristeza, lhe causar angustia, lhe instigar a fazer algo, lhe dar apoio, lhe fazer companhia, lhe fazer sentir-se culpado, entre muitas outras coisas. Mas, esse também pode ser inútil se não for bem redigido ou não compreendido, é possível que quem o leia, não seja quem o deve ler. Ou seja, cada texto tem sua interpretação, ou seriam suas interpretações? Isso já depende de quem o lê e do tipo de texto que se lê. Mas essas já são outras explicações.


Émille Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário